Ads Top

A Origem do Rock

Rock ontem e hoje...



Muito já se ouviu a respeito da origem do rock, gênero inovador diferente de tudo que já tinha ocorrido na música, que surgiu nos Estados Unidos na década de 1950, que apesar de unir um ritmo rápido, tinha algumas influências da música negra do sul dos Estados Unidos e também do country. O acompanhamento de guitarra elétrica, baixo e bateria, na hora de fazer um bom som consistiam em uma das características mais importantes do rock. A primeira vez que esse ritmo dançante com letras simples apareceu foi em um programa de rádio no estado de Ohio (Estados Unidos), em 1951. O mesmo caiu rapidamente no gosto popular, e até hoje é bem representado por renomáveis bandas e artistas, não só nos EUA mais em todo o mundo.
No Brasil esse ritmo veio a estourar com as música "Banho de Lua" e "Estúpido Cupido" na voz da Cantora Celly Campello, no início da década de 1960. Nessa mesma época, surgiu a Jovem guarda com cantores como: Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, com um ritmo acelerado e letras românticas, o que conquistou ainda mais o espaço entre os jovens. Depois disso veio a aparecer novos grandes nomes do nosso rock nacional, como por exemplo: Raul Seixas, Secos e Molhados, Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Havaii, Blitz, Paralamas do Sucesso, entres outros.
Fazer um som sincero e inovador hoje em dia não é uma tarefa fácil e nem por isso deixa de ser impossível. Podemos perceber isso no som de várias bandas que já passaram por aqui, como: Audioclube, Outono'09, Tópaz e a mais recente Esylium.
A Origem do Rock A Origem do Rock Reviewed by Thiago Melo on maio 07, 2012 Rating: 5

Um comentário