Ads Top

Sessão Rock #9 - Scalene

Foto: Divulgação
Depois de algum tempo sem nenhuma Sessão Rock aqui no blog, semana passada resolvi (thiago) fazer uma enquete, que se encerrou no último sábado (24.08), para saber a opinião de vocês e escolher a próxima banda que iria fazer parte desse especial. E a banda mais votada por vocês foi o "Scalene", banda de rock brasiliense, uma das grandes promessas do rock nacional.
Sem mais delongas resolvi postar essa #9 Sessão hoje (27.08) para comemorar meu aniversário. Espero que vocês curtam muito essa Sessão que se tornou muito especial para mim.
Para início de conversa quem acompanha o Blast Musical sabe que não é de hoje que o quarteto de Brasília aparece por aqui. A nossa história começou a cerca de 1 ano e meio, com o lançamento do disco Cromático, por meio de outra banda que admiro pra caramba a Outono'09 também de Brasília.
Confira a história do grupo: O sonho de dez entre dez bandas que disputam um lugar ao sol no concorrido mercado da música brasileira é atingir projeção através do sucesso de suas próprias composições. Para os integrantes da banda de rock Scalene, formada por Gustavo Bertoni (vocal e guitarra), Philipe Conde (Vocal e bateria), Tomás Bertoni (guitarra) e Lucas Furtado (contrabaixo), o sonho parece estar cada vez mais próximo da realidade. Tudo começou em 2009 quando decidiram se dedicar ao estudo e a aprendizagem necessária para se compor uma banda, o que após apenas um ano resultou na gravação de um EP, levando os meninos de Brasília a realizar pequenos shows pelo Distrito Federal.
Com uma identidade forte e contagiante a Banda Scalene, que traz elementos de diversas vertentes do rock combinando-as com uma pitada de experimentalismo, veio conquistando desde então o seu espaço no cenário musical, com um crescimento contínuo de sua base de fãs, que hoje conta com milhares de seguidores nas redes sociais e mais de meio milhão de views no canal no Youtube (www.youtube.com/scalenetube).
Em 2012 após o lançamento do primeiro CD “Cromático”, a banda ganhou projeção nacional tendo a oportunidade de dividir o palco com grandes bandas como Natiruts, Strike, Fresno, Gloria, Móveis Colônias de Acaju, Rancore e até mesmo com Zeca Baleiro, em diversos shows realizados pelo Brasil a fora. Após o sucesso de lançamento do CD, foi a vez dos clipes das músicas “Cada Minuto”, e “Sonhador pt1”, ambas destaques nos canais MTV e MixTV, com excelente receptividade. Ainda referente a este trabalho, foram produzidos os webclipes de “Àqueles Perdidos” e “Ilusionista” popularizando ainda mais a banda e disseminando seu trabalho para todo o país através da internet.
Com uma agenda de shows por todo Brasil, o jovem quarteto adquiriu muita experiência nestes quatro anos e preparam o lançamento do segundo CD intitulado “Real/Surreal”, que traz um som diferente de tudo que já foi criado pela banda até então.

Aumente o som, dê um play e confira algum dos vídeos já lançados pela banda nesses quatro anos de estrada:

Scalene - "Ilusionista" (webclipe)


Scalene - "Sonhador pt.01" (clipe acústico)

Scalene - Nunca Apague a Luz



Scalene - "Danse Macabre"


Este último clipe da lista o "Danse Macabre" faz parte do novo disco "Real/Surreal", que é dividido em duas partes, cada qual com nove faixas que conversam entre si e exploram a dualidade do “Real” e “Surreal” através das letras, estruturas das músicas e arranjos, fazendo a conexão perfeita entre o conceito e a história contada neste trabalho. Cabe ao ouvinte explorar e descobrir essas ligações. “Apesar de todas as metáforas e referências diretas ao conceito do álbum, cada canção tem sentido próprio. Ninguém precisa ouvir o álbum inteiro e saber exatamente do que se trata para se identificar e compreender as músicas”. Afirmam os integrantes da banda.
Os músicos Lucas Lima e Rodrigo Barata fazem participações especiais no álbum. Lucas Lima no quarteto de cordas nas faixas ‘Anoiteceu’ e ‘A Luz e a Sombra’ e Rodrigo Barata na percussão de ‘Ilustres Desconhecidos’. A capa e o encarte ficaram por conta da talentosa artística húngara Petra Petterfly, além de artes complementares feitas por Saulo Souza de Brasilia e ‘Trotamundos’ do México. A mixagem e masterização foram feitas por Ricardo Ponte. A produção foi feita pela própria banda Scalene e os produtores Lampadinha e Diego Marx. Lampadinha que já trabalhou com bandas como NxZero, CPM22, Ira!, Titãs, Los Hermanos, entre outros. E Diego Marx que já havia produzido o CD anterior da banda, intitulado “Cromático”, e também trabalhou com as bandas “Móveis Coloniais de Acaju” e “Autoramas”.
A Banda, com diversas oportunidades no mercado musical, já recusou contrato com uma grande gravadora, com o intuito de manter a liberdade criativa. Desde então fazem diversos shows nas principais capitais pelo país, conquistando centenas de fãs por onde passam.


Espero que tenham curtido, confira mais sobre o trabalho da banda Scalene em: http://www.bandascalene.com.br/


Sessão Rock #9 - Scalene Sessão Rock #9 - Scalene Reviewed by Thiago Melo on agosto 27, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário