Ads Top

Evento | Projeto 'Música para Todos' leva programação gratuita e variada ao Teatro Décio de Almeida Prado

 Com conceito pautado na formação de público e oferta de produtos culturais de qualidade, sempre de forma gratuita, o grupo de coletivos do Teatro da Vila, fechado em 2013, realiza a 8ª temporada de shows do projeto “Música Para Todos”, abrigado no teatro Décio de Almeida Prado.

Para o mês de setembro, samba, MPB, jazz, violas e repentes serão atrações por meio de artistas convidados pelo ‘Movimento Elefantes’, ‘Comboio de Cordas’, ‘Associação Raso da Catarina’ e ‘Kolombolo Diá Piratininga’.
As apresentações, que serão iniciadas no dia 3/9 com a sambista Carol, se estendem até 24/9, tendo como destaques o cantor e violonista Chico Saraiva, a SP Big Jazz Band, o grupo Vozes Bugras – que conta com o talento de Ully Costa, do ‘Sandália de Prata’ – e a banda Palimpseto.
O projeto conta com o apoio da FUNARTE - Ministério da Cultura, e parceria da Cooperativa Paulista de Músicos e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.


Confira programação do Projeto para Setembro



Dia 03 às 21h - KOLOMBOLO DIÁ PIRATININGA CONVIDA CAROL

Nesta apresentação o Kolombolodiá Piratininga levará ao palco a cantora Carol, sambista da pauliceia, integrante do grupo Sambiarra e da ala dos compositores do Kolombolo.
A sambista mostrará obras autorais e de renomados mestres do samba paulista entre eles Paulo Vanzolini, Geraldo Filme e outros. (Música Para Todos- Prêmio Funarte de Música Brasileira 2012, realização Coletivos T.D.V e Cooperativa de Música de SP)

Dia 04 às 21h- COMBOIO DE CORDAS CONVIDA CHICO SARAIVA

Chico Saraiva apresenta arranjos inéditos cuidadosamente elaborados em violão e voz para algumas de suas premiadas composições, que contam com letras de poetas como Luiz Tatit, Paulo César Pinheiro e Mauro Aguiar. O formato solo favorece a utilização dos recursos habituais ao violão solo – ligado á tradição escrita – quanto á canção popular que se faz no Brasil, em suas ampla diversidade rítmica. Chico apresenta assim sua musicalidade de forma acessível, proporcionando uma experiência musical requintada, todavia compreensível a qualquer perfil de público." (Música Para Todos- Prêmio Funarte de Música Brasileira 2012, realização Coletivos T.D.V e Cooperativa de Música de SP).

Dia 05 às 21h- ASSOCIAÇÃO RASO DA CATARINA APRESENTA VIOLAS E REPENTES

Violas e Repentes é um projeto da Associação Raso da Catariana em parceria com a Ucran (União dos Cantadores, Repentistas e Apologistas do Nordeste), promovendo um grande encontro entre poetas repentistas residentes na cidade de São Paulo. O repentista de viola do interior do nordeste brasileiro faz a chamada “cantoria”, na qual desfila versos improvisados em inúmeras modalidades: quadras; sextilhas; décimas; oitavas; martelos; galopes, entre outros. Este encontro de poetas repentistas será um show repleto de aprendizados sobre nossa cultura popular brasileira. (Música Para Todos- Prêmio Funarte de Música Brasileira 2012, realização Coletivos T.D.V e Cooperativa de Música de SP).

Dia 06 às 21h - KOLOMBOLO DIÁ PIRATININGA CONVIDA MARQUINHOS JACA

Nesta apresentação o Grêmio Recreativo de Resistência Cultural Kolombolodiá Piratininga, leva ao palco um dos maiores partideiros do samba paulista Marquinhos Jaca. O músico mostrará obras do seu primeiro disco intitulado de Número Um do Brasil, entre elas Vovó Maria, Vaso Ruim e outras pérolas.(Música Para Todos- Prêmio Funarte de Música Brasileira 2012, realização Coletivos T.D.V e Cooperativa de Música de SP)

Dia 07 às 21h- ASSOCIAÇÃO RASO DA CATARINA CONVIDA RAFAEL EMÍLIO

Sutileza e sensibilidade caracterizam as composições e repertório do músico e compositorRafael Emílio. Com 21 anos de idade, sua trajetória musical começou aos nove anos com o interesse pelo contra-baixo elétrico, ganhando bolsas de estudo e chegando a estudar com mestres como Itamar Collaço (Zimbo Trio),Celso Pixinga e Giba Cerantolla. Em seu novo show "Planta" interpreta canções de seu primeiro EP "Mãe Natura" de 2012 e outras que estarão em seu próximo disco. Um show intimista, universal e cheio de cor. (Música Para Todos- Prêmio Funarte de Música Brasileira 2012, realização Coletivos T.D.V e Cooperativa de Música de SP).

Dia 10 às 21h- MOVIMENTO ELEFANTE CONVIDA SP JAZZ BIG BAND

Formada através de uma iniciativa de músicos da Orquestra Jovem Tom Jobim, a SP jazz tem como objetivo a divulgação da musica instrumental, realizando releituras de compositores das décadas anteriores até os mais jovem compositores e arranjadores da atualidade. A big band conta com uma formação clássica ,4 trompetes, 4 trombones, 5 saxofones, baixo, bateria,guitarra e piano. Em seu repertório arranjos de Rubinho antunes, Diego garbin, Mario Campos, Rafael Piccolotto de Lima entre outros. (Música Para Todos- Prêmio Funarte de Música Brasileira 2012, realização Coletivos T.D.V e Cooperativa de Música de SP).

Dia 11 às 21h- COMBOIO DE CORDAS CONVIDA DANIEL GRAJEW

O pianista paulistano Daniel Grajew traz, em seu primeiro trabalho autoral, uma mistura de ritmos tradicionais brasileiros (baião, choro, chamamé e ijexá), com influencia da música erudita e da música instrumental brasileira. Acompanhado por Nilton Leonarde ao contrabaixo e Humberto Zigler à bateria, o trio apresenta uma sonoridade coesa e pulsante, com espaço para a criatividade e interação, em um show que inclui músicas do CD “Manga”, lançado em 2013, vencedor do Edital PROAC 2011 e indicado ao 24º Prêmio da Música Brasiliera. (Música Para Todos- Prêmio Funarte de Música Brasileira 2012, realização Coletivos T.D.V e Cooperativa de Música de SP).

Dia 12 às 21h- ASSOCIAÇÃO RASO DA CATARINA CONVIDA VOZES BUGRAS

O grupo Vozes Bugras foi criado em 2002, tendo como norte da sua pesquisa de repertorio o resgate de canções, contos, ritos, mitos e lendas que remetem à identidade mestiça brasileira, num delicado trabalho onde se busca renovar o sentido de rituais ancestrais, celebrando a riqueza e a diversidade, e promovendo a reflexão sobre o sagrado e o feminino no nosso legado cultural. Composto pelas cantoras Anunciação Rosa, Anabel Andrés, TianeTessaroto e Ully Costa, as percussionistas Cássia Maria e Lucimara Bispo e a atriz e narradora de histórias Célia Gomes.(Música Para Todos- Prêmio Funarte de Música Brasileira 2012, realização Coletivos T.D.V e Cooperativa de Música de SP).

Dia 17 às 21h- MOVIMENTO ELEFANTE CONVIDA PROJETO COISA FINA

Projeto Coisa Fina é um grupo instrumental de São Paulo, formado por treze jovens músicos: 4 saxofones, 2 trompetes, 2 trombones, piano, guitarra, baixo acústico, bateria e percussão.
O coletivo promove uma experiência musical onde o jazz se funde ao baião, ao maracatu ao samba provocando no ouvinte uma experiência única que revitaliza elementos da música brasileira fazendo uma bela homenagem ao grande maestro Moacir Santos.Walmer Carvalho – Sax tenor, sax soprano e flauta Daniel Nogueira – Sax tenor e flauta Ivan de Andrade – sax alto e clarinete Denilson Martins – sax barítono e flauta. Amílcar Rodrigues – 1o Trompete Alessandro Ribeiro – 2o Trompete Odirlei Machado – trombone Abdnald Santiago – trombone Baixo Fabio Leandro – piano Thiago Melo – guitarra Matheus Prado – percussão Mauricio Caetano – bateria Vinicius Pereira – baixo acústico. (Música Para Todos- Prêmio Funarte de Música Brasileira 2012, realização Coletivos T.D.V e Cooperativa de Música de SP).

Dia 18 às 21h - KOLOMBOLO DIÁ PIRATININGA CONVIDA SIDNEY TEIXEIRA

Nesta apresentação o Kolombolodiá Piratininga convida o músico Sidney Teixeira, saxofonista e integrante da sua ala de compositores. Dono de uma voz marcante o sambista mostrará obras autorais como: Canta Galo,Ao Ouvir e sambas renomados de mestres da pauliceia entre eles Zeca da Casa Verde e Paulistinha.(Música Para Todos- Prêmio Funarte de Música Brasileira 2012, realização Coletivos T.D.V e Cooperativa de Música de SP).

Dia 19 às 21h- ASSOCIAÇÃO RASO DA CATARINA CONVIDA OSWALDO BOSBAH

O cantor e compositor Oswald Bosbah lançou seu segundo disco “Bom Também” em 2011, com uma sonoridade bem brasileira, mais voltado para a bossa e o samba. Este tem produção musical de Itamar Collaço, renomado contrabaixista brasileiro, ex-integrante do “Zimbo Trio”. Neste show, também com repertório de seu primeiro trabalho, o disco “Matéria-Prima” com ritmos variados: bossa; blues; samba e jazz, Oswald se apresenta com composições de estilo próprio, com temáticas atuais sobre o cotidiano e o amor.(Música Para Todos- Prêmio Funarte de Música Brasileira 2012, realização Coletivos T.D.V e Cooperativa de Música de SP).

Dia 20 às 21h- COMBOIO DE CORDAS CONVIDA GRUPO PALOMPSESTO

Nascido em 1988 o Grupo Palimpsesto foi formado com o intuito de se colocar como uma alternativa à música latino-americana no Brasil, fugindo dos padrões convencionais ou de quaisquer estereótipos. Entretanto, no ano de 1991 o grupo acabou se desarticulando, tendo sido reestruturado e voltado à ativa em 2007. O Palimpsesto, portanto, nunca temeu em incorporar características de outros estilos musicais, como a música clássica, mantendo-se aberto. Dessa forma, seu repertório constitui-se não apenas de clássicos da música latino-americana, que se tornaram sucesso nas vozes de grupos como Inti-Illimani, Quilapayún, ou ainda artistas como Mercedes Sosa, mas também de temas de Mozart, Ennio Moriconne e Gaetano Donizzetti, além de composições próprias. (Música Para Todos- Prêmio Funarte de Música Brasileira 2012, realização Coletivos T.D.V e Cooperativa de Música de SP).

Dia 24 às 21h- MOVIMENTO ELEFANTE CONVIDA BIG BAND DA SANTA

A banda iniciou suas atividades em março de 2001 sob a coordenação do maestro Paulo Tiné com diversos intuitos. Entre eles o de formar um repertório de arranjos “clássicos” como os de Sammy Nestico, Thad Jones e Gil Evans e, ao mesmo tempo, incorporar arranjos mais contemporâneos de músicos comoMoacir Santos e Maria Schneider, autores que, possivelmente, o grupo foi um dos primeiros a tocar no Brasil. Além disso, a Big realiza peças escritas exclusivamente para o grupo por professores, alunos e convidados. Regência: Paulo Tiné.(Música Para Todos- Projeto contemplado pelo Prêmio Funarte de Música Brasileira 2012, realização Coletivos T.D.V e Cooperativa de Música de SP) .

LOCAL: Teatro Décio de Almeida Prado

Rua Cojuba, 45 B – Itaim Bibi
Telefone: (11) 3079-3438
Assista aos shows em http://teatrodavila.org.br/
Entrada gratuita. (os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início da sessão, limitado a um por pessoa)

REALIZAÇÃO:Coletivos TDV - 11-3537-9331/ teatrodavila@gmail.com
CURADORIA:Movimento Elefantes; Kolombolo Diá Piratininga; Comboio de Cordas e Associação Raso da Catarina
APOIO:FUNARTE- Ministério da Cultura
PARCERIA:Cooperativa de Música de São Paulo; Prefeitura de São Paulo- Secretaria de Cultura CEC

Post sugerido por: Pedro Sant’Anna
Evento | Projeto 'Música para Todos' leva programação gratuita e variada ao Teatro Décio de Almeida Prado Evento | Projeto 'Música para Todos' leva programação gratuita e variada ao Teatro Décio de Almeida Prado Reviewed by Thiago Melo on agosto 26, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário