Ads Top

Evento | Praça Victor Civita recebe a Orquestra Instituto GPA no próximo dia 15 de março

Foto: Divulgação
No domingo, 15 de março, às 11h, a Praça Victor Civita recebe em seu palco os integrantes da Orquestra Instituto GPA. A formação é composta por mais de 30 jovens, com idades entre 12 e 21 anos, todos oriundos do Programa de Música e orientados pela professora e diretora artística, Renata Jaffé.
Apesar da pouca idade, os músicos encantam plateias por onde passam, impressionando o público pelo alto nível técnico de suas performances. Gratuitas e abertas a todos os públicos, as apresentações da orquestra já somam mais de 700 concertos no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa. Entre elas, destaca-se a temporada em Nova York, realizada em novembro de 2014, quando os músicos, sempre sob o comando da batuta do maestro Daniel Misiuk, protagonizaram quatro récitas, sendo uma delas num dos palcos mais prestigiados do mundo, o do Carnegie Hall, num concerto para 2.800 pessoas.

O repertório é outro show à parte. No palco, os integrantes rendem homenagem a grandes gênios da música, como Mozart e Vivaldi, no estilo clássico; no popular, The Beatles e as famosas cantigas de roda de Villa-Lobos, entre outros.

Além da satisfação de promover ação social por meio da música, a orquestra acumula outras conquistas. Entre elas, os prêmios Salva de Prata (2008) e Ana Paula Guimarães (2009), além do Cartão de Prata da Câmara Municipal de Osasco, pelos serviços prestados aos jovens da comunidade.



SOBRE O MAESTRO DANIEL MISIUK

Iniciou sua carreira musical como trompista, atuando como solista em grupos de câmara e professor de orquestra. Há 19 anos, desenvolve um trabalho como regente, que teve início nos Estados Unidos e, depois, na Itália e na França.

De volta ao Brasil, desenvolveu intensa agenda de concertos didáticos e de formação de público na Prefeitura de São Paulo, quando criou e desenvolveu o Projeto Teatro Municipal Visita, que levava 45 grupos sinfônicos e de câmara do Theatro Municipal por mês a todas as casas de cultura, bibliotecas e teatros de bairro de São Paulo.



SOBRE RENATA JAFFÉ

Iniciou seus estudos de violino com seu pai, Alberto Jaffé, tendo sido aluna do violinista Cláudio Cruz. Em 1982, mudou-se para Champaign – Urbana, em Illinois, Estados Unidos. Continuou os estudos na National Academy of Arts e participou da orquestra daquela escola, bem como da Orquestra Jovem da cidade. Formou-se na Faculdade Santa Marcelina (1991) e foi, ainda, violinista das Orquestras Sinfônica Municipal de São Paulo e Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, além de atuar em diversas formações de câmara.

É professora de violino desde 1986. Em 1995 e 1995 lecionou no Pensacola Christian College (Flórida/EUA), onde também começou a desenvolver o trabalho coletivo com seu método. Retornou ao Brasil em 1996, criando várias turmas. Logo a seguir, iniciou seu trabalho de integração social junto a jovens carentes na capital paulista.



SOBRE A PRAÇA VICTOR CIVITA

Projeto pioneiro na América Latina, inaugurada em 2008, a Praça Victor Civita é resultado da iniciativa do Grupo Abril em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, o Itaú, a Even Construtora e a Petrobrás. A partir de um espaço com aproximadamente 14 mil metros quadrados e área verde com cerca de 80 árvores, a Praça oferece à população um espaço que propõe uma reflexão acerca da preservação ambiental. Também abriga o Prédio do Incinerador, instalado no antigo incinerador de Pinheiros, e desenvolve atividades de educação socioambiental, com cursos, palestras e visitas escolares, além de localização privilegiada e de fácil acesso através de transporte público ou carro. A Praça Victor Civita dispõe de um palco para espetáculos com arquibancada coberta para 290 pessoas, onde ocorrem apresentações musicais, passando pelo rock, samba e música clássica, também espetáculos circenses, aulas de arte, yoga e pilates, além de atividades no centro de convivência para a terceira idade (CIIPE). O projeto foi implementado a partir da iniciativa de reviver uma região degradada pelo acúmulo de detritos ao longo dos anos, uma vez que, entre os anos de 1949 e 1989, o espaço funcionou como centro de processamento de resíduos urbanos. Dentro das normas técnicas de acessibilidade, a área conta com uma exposição permanente sobre as formas, materiais e tecnologias empregadas no tipo de reabilitação ambiental do terreno. Além disso, a Praça Victor Civita conta com soluções arquitetônicas de reuso de água, economia energética e projeto paisagístico educativo. A Praça Victor Civita é aberta diariamente, das 6h30 às 19h, e toda a sua programação é gratuita. Para visita de grupos escolares é necessário agendamento. A Praça divulga suas atividades através do site http://pracavictorcivita.org.br e também nas redes sociais twitter (@pracavc) e facebook (fb.com/pracavictorcivita). No site, o público pode se cadastrar para receber a newsletter da programação.

*A apresentação acontece no palco da Praça, que conta com arquibancada coberta para 290 pessoas. Não é necessário retirar ingressos com antecedência.


SERVIÇOORQUESTRA INSTITUTO GPA
Data: 15 de fevereiro, às 11h
Local: Palco da Praça Victor Civita | Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros
Ingresso: gratuito; não é necessário retirar ingressos com antecedência. Distribuição de pipoca gratuita.
Capacidade: arquibancada coberta para 290 pessoas.
Classificação: livre
Mais informações: 3031-3689 ou www.pracavictorcivita.org.br
Evento | Praça Victor Civita recebe a Orquestra Instituto GPA no próximo dia 15 de março Evento | Praça Victor Civita recebe a Orquestra Instituto GPA no próximo dia 15 de março Reviewed by Thiago Melo on março 07, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário